sábado, 12 de abril de 2014

Funed: diamantes escondidos

Funed: diamantes escondidos!!!



Uma reportagem recentemente divulgada afirmou: “A Rússia tem mais diamantes escondidos
em uma cratera de asteroide do que o resto do mundo tem combinado (...)” “Relatada pela primeira vez pelo Christian Science Monitor, a cratera, que fica nos limites superiores da Sibéria, foi criada por um asteroide que caiu na Terra há 35 milhões de anos, criando uma zona de impacto de quase 100 km de diâmetro. Ali, acredita-se que haja diamante suficiente para abastecer o mercado global pelos próximos 3 mil anos. Para contextualizar, a segunda maior reserva da Rússia nas minas Yakutia acredita-se tenha o valor de um bilhão de quilates — diversas ordens de magnitude a menos.”

Mas por que a analogia? 

Como todos sabem, cheguei a Funed no dia 16 de janeiro deste ano. Tenho dez anos de SUS em Minas Gerais, todos eles vivenciados na Secretaria de Estado de Saúde. Uma boa experiência, inclusive como Secretario Adjunto, que me possibilitou fazer parte de uma serie de inovações, como: Implantação das redes de atenção, fortalecimento da atenção primária, através do Saúde em Casa, Programa Viva Vida e Mães de Minas, vivenciei a experiência do Sistema Estadual de Transporte em Saúde e a implantação da Rede de Urgência e Emergência – modelos para o país. Vi surgir o Canal Minas Saúde com todo seu potencial. Participei ativamente na implantação do Programa GEICOM e na mudança das transferências de recursos para municípios e prestadores proporcionada com o Decreto 45468.

Mas nunca vi nada com tanto potencial como a Fundação Ezequiel Dias.

Os diamantes assumem formas e tamanhos diferentes.
Não estou falando de uma boa oportunidade. Estou falando de várias.
Começo falando das parcerias para o desenvolvimento produtivo (PDP). Visão de estado que se engrandece que pensa como regulador e provedor de soluções para população. Que não se apequena ante o mercado. As que temos em curso? Boas oportunidades. Mas, sinceramente, podemos mais. Diariamente somos contatados por potenciais parceiros. Gigantes do mercado. Eles buscam a Funed porque: 

1) a política favorece o acesso deles ao mercado; 
2) a Funed é um dos laboratórios públicos pioneiros no campo da biotecnologia; 
3) a Funed é parte de um governo que se consolidou como modelo de gestão; 
4) a Funed tem corpo técnico competente.

Planta de biotecnologia. Não há um parceiro que não reconheça o potencial e ousadia inerentes a Unidade V. As plataformas biotecnológicas em saúde agregam competência para a inovação e representam uma janela para entrada em um mercado com elevado potencial de crescimento.

Talidomida. Poucas pessoas conhecem o potencial deste produto. Somos os únicos produtores do país. Para muitos ficou o preconceito em função da tragédia ocasionada pelo uso equivocado na década de 60. Para nós, concretiza-se o potencial imenso, como em trabalhos do nosso colega Bruno Pereira.

Soros. Pensar que estamos a sustentar a produção de um país. Grande orgulho de uma nação. Temos muito a melhorar, mas sem dúvida, somos destaque neste produto.
Análises laboratoriais do IOM. Laboratório Central de Referência para o país. Excelência nos diagnósticos e na atuação permanente em prol da vigilância em saúde. Temos muito para evoluir. Mas somos um modelo.

Pesquisa e desenvolvimento bem articulados com a popularização da ciência e do SUS. A arte de fazer a pesquisa se tornar aplicada demanda tempo. Mas rompemos fronteiras que nos aproximam da população, como o nosso Ciência em Movimento e as Bolsas de Iniciação Científica.

Eficiência Operacional. Continuamos buscando inovar na nossa capacidade de gestão, trabalhando os processos de suprimento, a qualidade de vida dos servidores, a gestão estratégica, os projetos e processos e a comunicação institucional e com a sociedade.

Os diamantes são lapidados. 
Este é o nosso grande desafio! E você? Identificou outros diamantes na Funed?



4 comentários:

  1. Somos muito mineiros (nos dois sentidos) dispostos a lapidar esses diamantes. Bom é saber que temos ao nosso lado um líder que consegue visualizar todo potencial dessa mina e tem força e garra para transformá-la em riquezas - para o SUS, para Minas e para o Brasil. Parabéns, Francisco, pela sua visão, pela sua qualidade e competência técnica. Conte sempre conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina,

      Só não tinha respondido seu comentário...rsrsrs

      Aproveito para elogiar - em seu nome - toda a equipe Funed.

      Me impressiono a cada dia ao ver o seu comprometimento e de tantos outros na casa que fazem todo o nosso empenho valer a pena e renovam as nossas esperanças por resultados concretos.

      Abs.

      Chico

      Excluir
  2. Como curadora do Programa Ciência em Movimento só tenho a agradecer o empenho desta administração. Com o apoio que temos recebido nossos produtos e serviços serão conhecidos por toda a população miniera, quiça, brasileira e ainda contribuiremos para o fortalecmento da imagem institucional bem como estimularemos novos talentos para a carreira científica. Obrigada Francisco!

    ResponderExcluir
  3. Giselle,

    Agradeço pelas palavras de apoio e incentivo...

    Tenho certeza que o nosso empenho conjunto vai produzir um grande resultado!

    Abs. e bom domingo!

    Chico

    ResponderExcluir