domingo, 16 de novembro de 2014

Um só CNPJ

TODOS JUNTOS, UMA SÓ FUNED

Caros amigos, o tema sobre o qual escrevo esta semana é, na minha opinião, muito relevante para as organizações em geral e serve muito bem ao contexto da Funed. É também, na minha opinião, um dos principais aspectos a serem abordados para que a Funed avance rumo ao futuro. Falo neste post sobre integração, um desafio para as instituições em geral, principalmente para as organizações complexas. 


Observando alguns fatos, tenho percebido que é impressionante o desperdício de energia e de recursos em função da fragmentação. Uma boa dose da solução para este assunto, passa pelo amadurecimento das organizações em relação ao gerenciamento de processos. Outrossim, ainda que caminhemos neste sentido, há algo da natureza humana que perpassa as maiores crises institucionais. Estou falando de uma postura do “meu”, da competitividade, da visão multifacetada e da falta de visão que muitas vezes as pessoas apresentam, não por maldade, mas por vaidade.


Cito como um exemplo, a questão de equipamentos na Funed. Não faltam equipamentos. Sobram. Com certeza. Mas, falta colaboração, cooperação, compartilhamento, visão integrada. O que as pessoas muitas vezes não percebem é que existem diversos problemas que vem a reboque desta falta de compartilhamento. Entre eles, aumento de custos, falta de eficiência, dentre outros.


Na Fundação, temos pelo menos três grandes negócios: a pesquisa, a produção industrial e o laboratório de saúde pública. Estes negócios podem se potencializar, caso estabeleçam uma relação mútua de fortalecimento e compartilhamento. Ou, podem se tornar concorrentes. E aí, receio que o desfecho não seja bom para a organização.


As disputas continuam nos mais diversos assuntos que envolvem recursos. Creio que a visão humana precisa ser mais temperada com um certo desapego e com a compreensão de que é necessário estabelecer uma relação de complementariedade entre os negócios da instituição. Somos uma só Funed, com um só CNPJ. Acho fantástico pensar em trocar o nosso logotipo: uma grande seta apontando para o futuro é melhor que quatro setas pequenas e fragmentadas.


E reforço, muito disso que ocorre é inerente a natureza humana apegada e as vaidades pequenas que não podem jamais sobrepor aos objetivos da organização.


Para quem se interessar pelo assunto, até mesmo organizações rivais, que não tem o mesmo CNPJ, estão avançando para modelos diferenciados de trabalho em rede. Procure o significado de coopetição e verá que este é um caminho já existente.


Para os que se interessarem ainda mais, sugiro que leiam a entrevista de Don Tapscott a Revista Veja (link:http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/feira-livre/a-inteligencia-esta-na-rede-entrevista-com-don-tapscott/). Parafraseando: “Não vivemos na era da informação. Estamos na era da colaboração. A era da inteligência conectada”.


Tenho certeza que no dia a dia, você também persegue oportunidades de avançar nesta integração. 


Provavelmente, já se incomodou também com as pequenas disputas ou a falta de compartilhamento. Neste post, estou fazendo uma provocação: propondo a todos que busquem uma Funed cada vez mais colaborativa e integrada.


E você? Tem exemplos que comprovam ou reforçam esta percepção da falta de integração e compartilhamento? O que sugere para avançarmos na Funed com um único CNPJ?



3 comentários:

  1. Uma maneira de combater as disputas é divulgar as boas atitudes, cito como exemplo a minha colega de sala, que em muitos casos, ao constatar erros em processos de compra, ela vai aos setores e soluciona os problemas. Com isso, cria um ciclo de aprendizado e confiança, além de interagir com os participantes das "caixinhas". Os fluxos e procedimentos existem, mas se há oportunidades de reduzir distâncias e prazos, a “essência deve prevalecer sobre a forma”, pelo menos é o que aprendemos na Contabilidade.
    À respeito do tema, compartilhamento e integração, gostaria de destacar uma das abordagens de Tapscott, e que pode até servir de insumo para a área do Conhecimento (Serviço integrado à Assessoria da Comunicação). Trata-se das plataformas para criação de valor, onde através dos dados ou problemas apresentados, os mais variados participantes podem cocriar com ideias e soluções. Não me refiro somente aos servidores, mas também a todos os demais cidadãos que puderem ou forem convidados a acessar o portal da FUNED.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Em complemento ao comentário, gostaria de pontuar dois dos motivos que podem acentuar ou criar esse distanciamento entre as áreas. Tratam-se da preocupação em apontar os culpados e não em resolver o problema, e em outros casos, a falta de empoderamento dos processos, ou mesmo, a pessoa tomar posse da sua parte nos processos.
    Em relação a área do conhecimento que me referi no primeiro comentário, trata-se da Unidade de Gestão do Conhecimento.

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