sábado, 21 de junho de 2014

Fortalecimento do SUS

Como a Funed pode contribuir para o fortalecimento do SUS?

O tema proposto neste post é fruto de uma conversa minha com o nosso colega Paulo Carvalho, recém chegado à Funed, por quem tenho muito respeito pela sua experiência e conhecimento de SUS – Sistema Único de Saúde.

Para te provocar, se você é funcionário da Funed, leia o verso do seu crachá funcional onde está descrita a nossa missão institucional. Para você que não é funcionário da Funed, passo uma cola desta missão: “Participar da construção do Sistema Único de Saúde, protegendo e promovendo a saúde”

O nosso Sistema Único de Saúde, do qual a Funed faz parte, é uma conquista da população brasileira! Criado na Constituição Federal de 1988 a partir de movimentos populares, este Sistema vem se estruturando ao longo dos últimos anos, possibilitando aos cidadãos um atendimento cada vez mais repleto de alternativas.

Sim, o SUS possui muitas limitações. Pode melhorar muito. Entretanto, ele existe! A gestão precisa ser cada vez mais eficiente. Em função de uma cultura historicamente reativa e “hospitalocêntrica”, existem ainda grandes desperdícios, como, por exemplo, as chamadas internações por condições sensíveis a atenção ambulatorial. O SUS possui também incoerências, como um financiamento limitado para um sistema que se propõe a ser universal e integral.

No entanto, é preciso que passemos a enxergar mais as conquistas e os avanços. Por exemplo, pouquíssimas pessoas se lembram da abrangência deste sistema público gratuito. O SUS está aí, para quem quiser e/ou precisar. Sem distinção. Aliás, verdade seja dita, todos – sem exceção – utilizam o SUS.

Infelizmente, muitos não se dão conta disso. Não se lembram de que o SUS engloba a vigilância em saúde (dos estabelecimentos, dos alimentos, da água, etc.), serviços preventivos como a imunização, serviços de urgência e emergência, medicamentos, hemoderivados e uma série de outros serviços e produtos. Sobre isso, compartilho um dado interessante: em uma pesquisa realizada em 2011 pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) que apresentou os chamados indicadores de percepção social da Saúde, verificou-se que as pessoas que usam exclusivamente o SUS avaliam o sistema melhor do que aqueles que possuem planos de saúde. Ou seja, muitas pessoas valoram o SUS por aspectos subjetivos ou mesmo pela impressão gerada pela mídia negativa, não pela sua própria vivência ou experiência.

Disse tudo isso para lembrar e refletir um pouco sobre o papel da Fundação Ezequiel Dias no fortalecimento desta conquista do povo brasileiro. Voltando na nossa missão, está claramente definido o que devemos fazer..

Por isso, devemos nos orgulhar em saber que este ano todo o soro utilizado no Brasil passará em algum momento do seu processo de produção na Funed. Também a vacina contra a Meningite C é um produto Funed que é distribuído em todo o Brasil e nos ajuda a cumprir esta importante missão.

Os exames laboratoriais e analíticos do Instituto Octávio Magalhães auxiliam a vigilância sanitária no cumprimento de seu papel de proteger a população, identificando potenciais riscos à saúde. A atuação em relação a vigilância epidemiológica possibilita enxergar situações críticas de epidemia e agir de forma mais ativa no combate a doenças e agravos. E a vigilância ambiental, como por exemplo a análise da qualidade da água, protege os cidadãos de outros riscos a saúde.

Tendo na sua finalidade, conforme o seu Estatuto, realizar pesquisas para o desenvolvimento científico e tecnológico no campo da saúde pública, a Funed pode contribuir de forma ainda mais concreta e promissora para o fortalecimento do SUS, na medida em que pode e deve produzir novas tecnologias em saúde voltadas para o bem estar e a qualidade de vida dos cidadãos. Algumas interessantes pesquisas que já vem sendo desenvolvidas possuem grande potencial para, em breve, serem transformadas em novas soluções concretas para a saúde das pessoas.

Finalizo com algumas provocações:
a) Como você, servidor da Funed, se enxerga neste contexto? Entende os objetivos da Funed e reconhece o papel desta instituição centenária no SUS?

b) Como acha que a sociedade enxerga a Funed? Acham que os cidadãos que nos olham de fora dos “muros da Gameleira” sabem do nosso potencial e de nossa contribuição para o SUS? Será que enxergam como os nossos produtos e serviços impactam as suas vidas?


 c) O que você acha que podemos fazer para fortalecer o nosso papel no SUS, para fortalecer o nosso diálogo com os cidadãos e para ampliar o reconhecimento e a qualidade do nosso Sistema Único de Saúde, através de nossas ações?

2 comentários:

  1. Invejada por muitos países, a lei do SUS é resultado dos esforços de toda essa nação, que procurou por muitos anos, discutir e formular propostas que possibilitassem o direito à saúde, de forma universal, humanizada e de qualidade.
    A FUNED, idealizada por cientistas e pessoas que também se preocupavam em fortalecer e promover a saúde, foi modelada e transformada ao longo dos anos, culminando hoje em um dos melhores frutos que podemos colher do SUS.
    E uma das mais variadas formas de contribuir com a construção do SUS é investir na divulgação do que é feito por aqui: os projetos, os estudos, o conhecimento gerado pela instituição. Talvez com um espaço na Rede Minas e/ou aproximação com a Secretaria da Educação, a fim de projetar uma forma de integrar a FUNED no contexto escolar, seja através dos próprios sites das escolas, ou por palestras, cursos e treinamentos.
    Ou até mesmo, como já vi em sites de outras instituições, cursos on-line, totalmente à distância, onde após acompanhamento dos módulos de aprendizado, o aluno recebe seu certificado automaticamente. Vejo essa ação de divulgar as contribuições e especificidades da FUNED, como uma maneira de promover a saúde.
    É nítido que a instituição se preocupa em disseminar esse aprendizado, o que é claramente percebido através da remodelagem do próprio site, do Programa Big Junior, estágios, Ciência em movimento. No entanto, pelo que já presenciei, acredito que podemos fazer muito mais, cito como exemplo, palestra realizada esse ano para os estagiários, sobre a história do SUS, ministrada pelo Fabio Luiz, que proporcionou aos participantes, entendimento de como tudo teve início na Saúde. E tantas outras demonstrações e eventos já realizados na FUNED, que na verdade são verdadeiras aulas, como outro exemplo, as realizadas pelos servidores do Serviço de Animais Peçonhentos, Ramon, Leopoldo, Elias, Izaltino, Léo, enfim, é muito conhecimento, e que poderia ser alcançado também pelos estudantes.
    Entendo que outra forma de promover a saúde é criar um fórum, na intranet, onde os servidores que participarem de cursos, palestras ou eventos externos, possam repassar para os demais servidores, parte do aprendizado adquirido. Digo Fórum, porque dessa forma, desenvolveria uma discussão sobre o tema.
    A FUNED proporciona amplo espaço e oportunidades para que os servidores se capacitem, se desenvolvam, empreendam em suas atividades, penso ser um grande desperdício não utilizar essa oferta.

    ResponderExcluir
  2. O SUS é fruto da mobilização da sociedade com participação de todos (trabalhadores, usuários, gestores e prestadores) desde o processo de sua criação, sua implantação e sua evolução. Hoje esta construção social se dá através de mecanismos legais que garantem o controle da população na elaboração, fiscalização, avaliação das políticas de saúde.
    A FUNED como importante parte integrante do SUS, deve se tornar cada vez mais visível e participante na vida cotidiana do SUS.
    Como participante em conselhos e conferências de saúde, órgãos deliberativos do SUS, sinto que a FUNED só é lembrada, nestas instâncias, quando se fala da falta medicamentos e pouco se tem conhecimento da história e da importância do papel cientifico e institucional da Fundação na efetivação do SUS e da reforma sanitária no Brasil.
    Tomar conta disto e formular proposta para tornar a FUNED mais conhecida e fazê-la, com sua plena capacidade, participar de forma mais pratica e diária na construção e na definição dos rumos que o SUS deve tomar é muito oportuno e necessário. Vejo isto como o arremate final do cumprimento de nossa missão: "Participar da CONSTRUÇÃO do Sistema Único de Saúde, PROTEJENDO E PROMOVENDO a saúde".

    Hoje podemos notar que a cada momento vemos novas pessoas chegarem para o quadro de trabalhadores da FUNED e poucos participaram dos momentos importantes ou tiveram contato com a história e do movimento de construção do Sistema Único de Saúde e da Reforma Sanitária no Brasil. Acredito que informar estes trabalhadores, desta outra dimensão do verdadeiro papel social da FUNED e do SUS como Movimento constante da sociedade também faz parte da missão da Fundação de situar cada um de seus trabalhadores como um protagonista na construção da vida cotidiana do SUS e de seu verdadeiro papel social.

    Paulo Carvalho

    ResponderExcluir