segunda-feira, 27 de outubro de 2014

DIAMANTES, PÉROLAS E OURO!

DIAMANTES, PÉROLAS E OURO! 
UMA BOA TRAJETÓRIA, MUITO AINDA PARA FAZER

A ideia de publicar periodicamente postagens no Blog surgiu em um final de semana de trabalho. Com algumas trocas de e-mails com pessoas mais próximas, no dia 12 de abril de 2014, tínhamos a primeira postagem. Pra quem não lembra o tema: Funed – diamantes escondidos! Nesta primeira incursão ao universo dos blogueiros, postei a seguinte frase; “nunca vi nada com tanto potencial como a Fundação Ezequiel Dias!”.

De lá para cá, foram diversas postagens. Uma delas, falava da Talidomida, em parceria com o Bruno e com o Alisson, comparando este fármaco a uma pérola. Lembrando, que em nosso país somente a Funed produz a Talidomida. E que conseguimos uma renegociação de preços com o Ministério da Saúde, neste interim, aumentando em 25% o valor de fornecimento. Justíssimo! Trata-se de um produto muito valorizado em outros países. Para quem tiver interesse, pesquise pela Thalidomid da Celgene.

Enfim, mas relembrei isso tudo por que, depois de um período de silêncio eleitoral (conforme as determinações legais), podemos novamente conversar através deste espaço. E, não vou pautar aqui o resultado das eleições. Pautarei o trabalho técnico, participativo e transparente que estamos desenvolvendo na Fundação Ezequiel Dias.

Pautarei um reconhecimento deste trabalho: a Funed será agraciada no próximo dia 04 de novembro com a categoria Ouro no Prêmio Mineiro da Qualidade, ciclo 2014.



Em meio aos diamantes escondidos, as pérolas, encontramos este ouro e seguimos construindo uma trajetória. É bom ver as pessoas na Fundação motivadas, buscando resultados, comemorando conquistas. Basta ver a equipe do Projeto Funed Ouro para ter uma dimensão do que é isso! Nossa gerente, Thais, a Mayra, o Bruno, a equipe selecionada no processo seletivo, enfim... todas as pessoas deram as mãos e se superaram. É disso, de esforço coletivo, de fé, de trabalho que são feitas as conquistas.

Quer outro bom exemplo? No dia 23 de outubro foi publicado o resultado do Edital SCTIE 01/2014 que contemplou projetos relacionados a fitoterápicos. E, para o nosso orgulho, a Funed em parceria com a SES/MG foi um dos contemplados!

Este projeto surgiu da percepção de que diversos parceiros e clientes queriam que a Fundação tivesse uma atuação neste segmento. A Assembleia Legislativa nos demandou isso, após audiência pública realizada. Consultamos nossos parceiros Conselho Estadual de Saúde, COSEMS e SES/MG. Todos sinalizavam que deveríamos caminhar neste sentido. Assim, temos agora recursos para ajustar nossa área de líquidos e, em breve, fornecer produtos fiteterápicos para os cidadãos mineiros. 

Este trabalho foi feito em parceria pela Presidência (através do Alisson, da Itália Viviani), da Diretoria Industrial (através do Ricardo, da Aline), da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (através da Esther, do Nery, da Simone) e contou também com o apoio da Diretoria do Instituto Octávio Magalhães (que já desenvolvia um trabalho neste sentido e, através da Rita e do Milton, nos trouxe a tona a oportunidade de atuarmos juntos). Junte isso tudo e ainda o apoio de pessoas fundamentais da SES/MG, como a Heloísa (coordenadora da Política das Práticas Integrativas Complementares) e da Samira Lyra (referência da Superintendência de Assistência Farmacêutica). Sabem o que isso? Integração, trabalho conjunto.

Bem, estas são apenas duas conquistas recentes que ilustram o que queremos da Funed: integração das diretorias, dos servidores, em prol de resultados. Capacidade de articulação com o meio externo e visão sistêmica, enxergando as oportunidades.

Nesta trajetória ainda recente, os resultados têm sido perceptíveis, diria até semelhante a joias (diamantes, pérolas e ouro). Mas, mais do que isso, importa ver que estes resultados são feitos por pessoas que se empenham por esta instituição. E, olhando para frente, encanta a possibilidade de ver tanto potencial identificado logo no começo da minha trajetória aqui na Fundação transformado em potência (esta frase eu roubei do Gabriel, da Assessoria de Tecnologia da Informação).

Concluo dizendo que mais valioso do que diamantes, pérolas ou ouro é o futuro de uma instituição formada por pessoas generosas e dedicadas, que enxergam além do horizonte e que acreditam no seu caminhar.

Obrigado a todos os nossos colaboradores e parceiros! Vamos em frente, fazendo história...E você? Pode nos ajudar a garimpar mais preciosidades e conquistas? Como pensa que podemos fortalecer ainda mais esta instituição tão preciosa que é a Funed?