segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Encontros e despedidas

Encontros e despedidas...



Meu último post neste blog serve tanto de balanço quanto de despedida: depois de um ano fantástico, repleto de coisas boas, estou deixando a Funed.

Antes de tudo, quero lembrar dos primeiros dias do mês de janeiro, quando fiquei sabendo que viria para a Fundação. Fiquei muito honrado de entrar para o rol de presidentes desta instituição que orgulha todos os mineiros.

Procurei estudar bastante, para tomar consciência do meu desafio. Aos poucos fui acessando uma série de informações (no início, com alguma dificuldade) e na medida em que conheci as pessoas na instituição, fui compreendendo este desafio, a missão que tinha sido designada.

Pouco mais de 11 meses depois, tenho a sensação de dever cumprido. Em alguns casos, penso que fizemos muito mais do que de início eu esperava. Em outros, gostaria que tivessemos feito mais, mas não faltou empenho. Compartilhar agenda importantes com pessoas interessantes e comprometidas, tentar passar um pouco da minha experiência e, ao mesmo tempo, buscar aprender, em uma troca constante. Sem dúvida, as imagens da retrospectiva 2014 pra mim são grandiosas, inesquecíveis...e espero que sejam também para os nossos amigos, colaboradores e parceiros.

Em especial, fico feliz de saber que um dos principais objetivos, o resgate da imagem da Funed, a busca por consolidar e ampliar as parcerias, foi amplamente cumprido.

Penso que também no que se refere a agenda interna, conseguimos estimular a instituição a resgatar sua auto estima e ouvi de diversas pessoas um sentimento de engajamento, ressurgimento, gratidão, dever cumprido, resultado.

Torço muito para que isso continue e aumente em 2015. Torço muito para que a próxima gestão continue trilhando caminhos sólidos, avançando as transferências de tecnologia, apostando em inovações como os fitoterápicos, o biotério com a visão de serviços, as tantas e tantas inovações que a Pesquisa e o Desenvolvimento Científico e Tecnológico proporcionam. Torço para que continuem fortalecendo o nosso LACEN, o IOM, em seu papel de laboratório de saúde pública, também com imenso potencial de inovação. Torço para que no ano que vem venha um novo recorde de receitas.

Deixo aqui a minha disposição de apoiar a próxima gestão no que precisar. Espero e quero muito poder contribuir com meu ponto de vista e com tudo que aprendi este ano. Estive presidente, sou e serei sempre um servidor público, mesmo que temporariamente venha a atuar fora do Estado, minha origem é essa, meu vínculo é esse e minha disposição é essa. Tenho orgulho do que já fiz, de ter participado em diversos desafios para o fortalecimento do SUS. Tenho orgulho de minha trajetória no controle social, de minha experiência na gestão. Mas, sabem do que mais me orgulho? Me orgulho de ter feito muitos amigos, ter respeitado e conquistado respeito.

Assim, não podia deixar de encerrar este post agradecendo a tantos amigos e colaboradores que foram essenciais para tudo o que conquistamos este ano. Tentando nominar um a um, cometeria certamente alguma injustiça. Assim, ao ler este blog, peço que compreeenda que estas palavras são para você. Minha sincera gratidão, amizade, meus votos de felicidades nos próximos passos. Deixo também a minha disponibilidade para sempre que precisarem...

Vamos em frente...a vida é feita de encontros e despedidas...e eu já estou ansioso para o próximo encontro com vocês.

Um fraterno abraço,

do amigo e ex-presidente,

Chico